Investimento X Custo Benefício no design de interiores
Design de Interior é a arte de criar espaços e o trabalho do designer é dimensioná-los para todos os tipos de atividades constantes no projeto, além de contribuir para a redução de custos da obra. Planejar a sua reforma com um projeto bem elaborado é o melhor investimento, é através dele que os ambientes são dimensionados de maneira correta, aproveitando-se melhor os espaços, orientando-se a mão-de-obra para que tudo seja efetuado conforme projeto, evitando-se, portanto, desperdícios e gastos desnecessários.
A dica é saber onde investir: e um profissional da área é o melhor investimento.
Os seis erros mais comuns de decoração em apartamentos pequenos
Seu apê até pode ser um ovo, mas não precisa aparentar tanto aperto. Alguns deslizes de decoração deixam seu lar, doce lar com aspecto atulhado. Aprenda a driblar as ciladas mais comuns.
Use as cores com cautela
Objetos ou paredes de tons muito chamativos deixam o lugar pesado, estreito. Prefira colocar cores neutras na maior parte do cômodo e deixe o colorido para pequenos detalhes de decoração, como vasos ou almofadas.
Evite lustres pendentes
Lustres muito compridos dão sensação de diminuir a altura do cômodo. Opte por versões coladas ao teto. Quer dar um ar contemporâneo ao lugar? Aloque uma luminária de chão em um dos cantinhos da sala. Você garante boa iluminação sem perder muito espaço.
Fuja dos móveis opacos
Para dar impressão de que o espaço é amplo, use tampos e portas de vidro transparente, que deixam o campo de visão mais amplo e permitem maior passagem de luz.
Cuidado com o tamanho dos móveis
Sofás e estantes muito grandes podem roubar espaço demais dos cômodos, muitas vezes até fechando áreas de passagem. Prefira versões menores ou lance mão dos modelos inteligentes que tem design especifico para lugares pequenos. Muitos vêm com dupla função (tipo mesa de centro + puf) ou são retráteis. Um achado!
Dicas para pisos e cerâmicas
Espaços pequenos pedem azulejos lisos. Quer colocar um detalhe de cor? Aposte em faixas simples de pastilhas em alguns trechos da parede.
Mantenha o piso paralelo à parece. Desista da ideia de assentá-lo na diagonal!