O nobreak é um equipamento de proteção de energia que possui baterias internas, isso quer dizer que além de proteger seus eletrônicos dos distúrbios da rede elétrica, evitando a queima, o mal funcionamento ou a redução da vida útil dos seus investimentos, o nobreak vai assegurar a continuidade da energia em casos de apagão.
Como escolher o nobreak certo para a sua necessidade?
Essa é uma dúvida bastante comum e é por isso que listamos abaixo as 5 coisas principais que você precisa saber na hora de comprar seu nobreak, elas irão te guiar no processo de dimensionamento do produto ideal para você.
Quais os equipamentos você precisa proteger
Existem diferentes tipos de nobreaks desenvolvidos para computadores trabalhando para diferentes aplicações, então saber quais os eletrônicos você deseja conectar ao nobreak é a primeira etapa do processo de escolha.
Esta pode ser a diferença entre comprar um produto com tecnologia mais simples, como um Back-UPS ou, dependendo da criticidade do equipamento, nobreaks com níveis de proteção mais avançados, como a família Smart-UPS. Você pode ver aqui Quais os tipos de nobreaks existentes no mercado e quando deve utilizá-los.
Mas de forma geral, se você deseja proteger equipamentos residenciais (TV, desktop, home theater, modem/roteador e console), de escritórios (computadores, impressoras, projetores, câmeras de segurança e equipamentos de video-monitoramento) ou de pontos de venda (máquinas de check-out), um nobreak line interactive de onda quadrada é ideal – Linha Back-UPS.
Agora se você deseja proteger servidores, PC de alta performance como PC-gamers com fontes PFC ativo, e outros equipamentos sensíveis, que precisam de energia pura, o ideal é comprar um nobreak senoidal – Linha Smart-UPS.
Qual a carga total dos equipamentos que você precisa conectar ao nobreak
Para dimencionar o nobreak ideal é preciso somar a potência total máxima de todos os equipamentos que você planeja conectar o nobreak, evitando a sobrecarga. Os equipamentos eletrônicos podem informar sua potência consumida tanto utilizando a medida Watts (W) como Volt-Ampere (VA), e para calcular a potência total, é necessário utilizar a mesma unidade de medida.
O ideal é transformar o consumo de todos os equipamentos para a classificação Watts, que é a potência ativa.
Entenda o que é potência
Para que um aparelho elétrico funcione, ele precisa receber uma determinada quantidade de energia, certo? Esta é a potência. Por determinação do INMETRO, os eletrodomésticos trazem uma etiqueta onde podemos checar esse valor.
É importante ficar de olho neste número, pois quanto maior a potência, maior será sua conta de luz – e mais robusto seu projeto elétrico precisa ser!
A influência da potência no funcionamento dos nobreaks
Além de proteção, uma das funções de um nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, garantindo um tempo de autonomia quando temos quedas na rede elétrica. Isso significa uma relação direta entre a potência dos aparelhos e o trabalho demandado do nobreak para que este funcione corretamente.
A equação para saber a potência ativa de um produto (Watts) é a seguinte
Potência ativa (W) = Potência aparente (VA) x Fator de potência (FP) do equipamento. Se você quiser entender mais sobre as diferenças entre Watts e Volt-Ampere e como calcular a potência necessária para o seu nobreak, clique aqui. Lembre-se também de checar o número de tomadas que você necessitará.
A maioria dos produtos já vai informar a potência em Watts, mas caso informe apenas em VA, você poderá encontrar o fator de potência nas especificações técnicas.
Dica útil: Alguns equipamentos utilizam mais energia no seu start-up (partida) ou nos picos de consumo do que para se manter funcionando, como é o caso das impressoras, para isso, use sempre o valor da potência máxima, evitando, dessa forma, uma sobrecarga.
Qual a tensão de entrada e saída necessária
Você precisa saber qual a tensão da rede elétrica da sua casa, que deverá ser compatível com a tensão de entrada do nobreak, e qual a tensão que o equipamento que você deseja proteger irá exigir, pois deverá ser compatível com a tensão de saída do nobreak.
Por quanto tempo você precisa que seus equipamentos continuem funcionando
Os nobreaks APC possuem tempo de autonomia suficiente para que você salve seus arquivos e continue por alguns minutos, tempo que normalmente a rede elétrica se estabiliza e volta a funcionar corretamente.
Se você mora em regiões em que as quedas de energia são de média duração ou se você possui equipamentos que não podem parar, o ideal é que você escolha um nobreak com expansor de baterias, ou seja, que permita que você adicione bancos de baterias externos, o que irá aumentar significantemente o tempo de autonomia.
Diferença entre o estabilizador e o nobreak
Outra dica importante, é que quanto menos equipamentos você conectar ao nobreak, maior será a autonomia. Você pode descobrir qual o tempo de autonomia médio de acordo com a carga total que você irá conectar ao nobreak no site apc.com
Vale ressaltar que: os tempos de autonomia podem variar de acordo com a potência da carga, temperatura ambiente, o nível de carga e vida útil da bateria.
Onde você irá instalar o nobreak
Essa pergunta é importante, pois existem nobreaks tanto no formato torre como para aplicações em racks de TI (apenas para linha Smart-UPS). Se o seu nobreak precisa ser montado em um rack, é importante saber qual o espaço em U disponível para o nobreak e bancos de baterias, caso necessário.